segunda-feira, 17 de junho de 2024

GESTAPO

Título Original: Night Train to Munich
Diretor: Carol Reed
Ano: 1940
País de Origem: Inglaterra
Duração: 95min

Sinopse: Depois que a Alemanha invade a Tchecoslováquia, os serviços de inteligência alemães e britânicos tentam capturar o cientista tcheco Dr. Axel Bomasch (James Harcourt), inventor de um novo tipo de blindagem.
 
Comentário: Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Filme lançado durante a guerra que já mostra vários elementos que não estavam só na ficção: um campo de concentração de prisioneiros e a guerra fria entre as potências por cientistas e tecnologia, tudo isso em um clima no melhor estilo de livros do Graham Greene ou John le Carré. O clima do filme, mesmo com situações forçadas em vários momentos, funciona perfeitamente bem, te envolve, cria apreensões e situações cômicas dignas de um filme do Billy Wilder. Achei que faltou mais enredo para a personagem da Margaret Lockwood, que só serve de muleta como figura feminina para Rex Harrison (que está ótimo), mas eram os anos 40, nada de novo no front. A cena final é incrível e icônica. Um filme que merece ser revisto nos dias atuais, e pensar que saiu no começo da guerra, imagina vendo em um cinema na época o impacto que teve.


terça-feira, 4 de junho de 2024

CHARLOTTE E SEU BIFE

Título Original: Présentation ou Charlotte et Son Steak
Diretor: Eric Rohmer
Ano: 1960
País de Origem: França
Duração: 9min

Sinopse: Charlotte está de partida. Antes de pegar o trem, vai ao seu apartamento para uma refeição ligeira - um bife. Walter a acompanha; o curto espaço de tempo em que Charlotte prepara seu bife representa para ele a oportunidade de acertar as coisas com ela.

Comentário: O curta trás todo o estilo de Rohmer, tem sua impressão digital. Acredito que essa história de que a filmagem foi recebida por um estranho e depois fizeram a montagem tenha sido uma piada interna entre ele e o Godard para se criar um mito em torno da obra, mas que não faz muito sentido já que o próprio Godard aparece na filmagem. É bem legal e bem simples também, funciona por conta disso, como tudo do Rohmer, é uma cena cotidiana. Engraçado é ver que o bife simplesmente some quase por completo do prato de Charlotte entre um take e outro.


sábado, 1 de junho de 2024

OS FUZIS

Título Original: Os Fuzis
Diretor: Ruy Guerra
Ano: 1964
País de Origem: Brasil
Duração: 84min

Sinopse: Um grupo de soldados é enviado ao nordeste do Brasil para impedir que cidadãos pobres saqueiem armazéns por causa da fome.

Comentário: Indicado ao Urso de Ouro e vencedor do Prêmio Especial no Festival de Berlim. Que filmaço! Nelson Xavier com mó pinta de galã e mandando muito bem, e Átila Iório roubando as cenas como o grande herói do filme. Ruy Guerra conseguiu fazer uma obra prima aqui, infelizmente a captação do som nessa época no cinema nacional era muito ruim, mesmo tendo assistido a cópia restaurada ainda tem momentos ruins de entender o diálogo. Acho que o filme podia explorar muito mais coisas, mas devido as tensões da época em que foi lançado entendo a necessidade de ser curto e direto. Merece ser visto e revisto, assisti logo depois da morte de Paulo César Peréio, um dos grandes atores brasileiros e que aqui fazia sua estreia de maneira brilhante e muito competente e ainda de quebra tem uma das melhores cenas do filme. Peréio vive! Infelizmente a fome no sertão também. Até quando?