segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

EXPLOSÃO DE SILÊNCIO

Título Original: Blast Of Silence
Diretor: Allen Baron
Ano: 1961
País de Origem: EUA
Duração: 77min

Sinopse: Um assassino profissional volta à ativa depois de um tempo afastado, tendo que executar um pequeno gângster. Porém, pessoas que conviveram no passado com o matador reaparecem em sua rotina, o que acaba por deixá-lo confuso e incerto sobre seus atos.

Comentário: Tentei fugir de Natal este ano e peguei este filme, que se passa justo na época natalina. Um filme de baixo orçamento com tudo o que o gênero noir tem a oferecer, com vários clichês, porém utilizados na dose certa, de maneira correta. O tempo curto não deixa o filme apressado em nenhum momento e a narração ajuda bastante em seu desenvolvimento. Allen Baron dirigiu e atuou no papel principal de maneira muito honesta e convincente. Excelente cena no bar com o cantor tocando conga, mas acho que o final podia ser melhor.

O SANGUE SECOU

Título Original: Chi Wa Kawaiteru
Diretor: Yoshishige Yoshida
Ano: 1960
País de Origem: Japão
Duração: 87min

Sinopse: Um funcionário tenta cometer suicídio, quando o diretor de uma empresa anuncia uma demissão em massa. Uma companhia de seguros usa este evento a sua vantagem de fazer uma campanha publicitária.

Comentário:  Um filme extremamente atual, acho que merecia um remake para discutir redes sociais, instagram e essas bobagens todas. A força da mídia e do capitalismo como massa de manobra da população é mostrada com maestria por Yoshida. Achei que tudo funciona muito bem da maneira que foi mostrado, a trilha sonora com jazz, as cenas sexuais apáticas, o distanciamento da pessoa com a imagem que fazemos dela. Um filme forte para o momento atual em que vivemos, vale o detalhe da personagem forte feminina que trabalha para a companhia de seguros.



segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

AS AVENTURAS DE TOM JONES

Título Original: Tom Jones
Diretor: Tony Richardson
Ano: 1963
País de Origem: Inglaterra
Duração: 129min

Sinopse: Tom Jones cresce como o filho de um cavalheiro inglês. Quando adulto, ele tem como seu grande amor Sophie Western, mas ao mesmo tempo não consegue resistir aos encantos de outras mulheres.

Comentário: O talento do diretor é indiscutível, mas este filme ganhar o Oscar em 1964 foi uma das coisas mais injustas e bizarras da história da Academia. O filme é bem mais ou menos, nos primeiros quarenta minutos não apresenta praticamente nada de interessante. Muito aquém dos outros filmes do diretor como Um Gosto de Mel ou A Solidão de Uma Corrida Sem Fim. Não que seja um filme ruim, longe disso, mas está muito longe de ser um filme memorável, tirando a cena em que ele come com a Sra. Waters, o restante do filme é feito de alguns momentos bons, mas outros bem razoáveis. Esperava bem mais.


O CASTELO ASSOMBRADO

Título Original: The Haunted Palace
Diretor: Roger Corman
Ano: 1963
País de Origem: EUA
Duração: 87min

Sinopse: Em pleno século XVIII, um feiticeiro, acusado de fletar com as forças do mal, é condenado à morte na fogueira pelos habitantes de um vilarejo na Nova Inglaterra. Antes de perecer nas chamas, amaldiçoa seus executores e jura vingança. Cem anos depois, um descendente do bruxo, chegando com a esposa è mesma vila para reivindicar a posse do castelo que pertenceu ao ancestral, trava contato com as forças maléficas do lugar.

Comentário: Baseado em um conto de H.P. Lovecraft e em um poema de Edgar Allan Poe, Roger Corman mescla os dois mestres do terror em um único filme. Vincent Price está, como sempre, soberbo e a música de Ronald Stein fazem deste filme uma bela peça na carreira do diretor. Os cenários também são ótimos. Fato interessante é que alguns diálogos foram escritos, por ninguém menos que, Francis Ford Coppola, mas o mesmo acabou não sendo creditado. Debra Paget e Cathie Merchant fazem uma briga acirrada de beleza. O filme se desenvolve perfeitamente em menos de uma hora e meia, sem encher linguiças ou cenas desnecessárias, muito bem conduzido.