sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NOITES DE CIRCO

Título Original: Gycklarnas Afton
Diretor: Ingmar Bergman
Ano: 1953
País de Origem: Suécia
Duração: 93min

Sinopse: No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. O diretor do circo, Albert, vive uma relaçao infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.
 
Comentário: Achei um dos "Bergman's" mais pesados que já assisti até aqui, o diretor mostra que não tem dó de maltratar o coração de seus espectadores trazendo para a tela o que há de mais decadente e vil na alma humana, não é a toa a fama que o persegue. Harriet Andersson prova aqui o que já havia provado no Monika e o Desejo, é uma das mais belas mulheres que já surgiram na tela de um cinema não devendo em nada para Loren ou Bardot. O filme incomoda, desde o começo, do conto do palhaço as cenas finais, mas tem algo de belo aí, escondido nas entrelinhas, de personagens tão humanos e derrotados. Me emocionei.


sábado, 10 de dezembro de 2022

GIRININHOS PROCURAM SUA MAMÃE

Título Original: Xiao Ke Dou Zhao Ma Ma
Diretor: Wei Te
Ano: 1960
País de Origem: China
Duração: 15min

Sinopse: Este é um clássico conto infantil, inspirado em pinturas chinesas de Qi Baishi, sobre pequenos girinos que nasceram e começaram uma jornada em busca de sua mãe. Eles encontram diferentes criaturas na lagoa, as quais perguntam "onde está nossa mãe?", porém só obtêm respostas decepcionantes.
 
Comentário: O filme é simples e direto ao que propõe contar, uma fábula infantil daquelas bem batidas, talvez que remontem aos primórdios da humanidade. A busca pela família, assim como em O Patinho Feio. O que chama a atenção aqui são os desenhos muito lindos e a linguagem focada para o público infantil, onde arte e elementos da cultura chinesa são direcionados para os girinos, como por exemplo no momento em que encontram o bagre com trejeitos e até características típicas de um idoso chinês caricatas. Vale a pena a assistida.