domingo, 28 de janeiro de 2024

O MUNDO DE APU

Título Original: Apur Sansar
Diretor: Satyajit Ray
Ano: 1959
País de Origem: Índia
Duração: 106min

Sinopse: Apu é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. Um amigo de escola o convida para um casamento e ele acaba como o noivo da garota que estaria se casando. Mesmo com repulsa pela idéia, ele aceita e a leva, posteriormente, de volta a Calcutá.

Comentário: Fechando a trilogia de Apu com um ótimo filme. Discordo quando dizem que é o filme mais comercial só por ter um ritmo mais fácil que os outros, acho que o ritmo mais fácil se dá pela própria dinâmica do filme que é muito boa e nos pega direto no coração. Soumitra Chatterjee faz um ótimo Apu, mas fiquei imaginando que legal que seria termos o mesmo ator desde o começo como o Jean-Pierre Léaud nos filmes do Truffaut. Sharmila Tagore é um deleite, se você assiste este filme e não fica completamente apaixonado é porque seu coração já morreu. Uma das mulheres mais lindas que o cinema já viu. Uma trilogia cheia de sofrimento, despedaça a gente. O desfecho é lindo.


sábado, 6 de janeiro de 2024

DEPOIS DO VENDAVAL

Título Original: The Quiet Man
Diretor: John Ford
Ano: 1952
País de Origem: Irlanda
Duração: 129min

Sinopse: Um boxeador americano aposentado volta à sua cidade natal na Irlanda, onde se apaixona por uma ruiva enérgica cujo irmão despreza a união deles.

Comentário: Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de onde saiu com outros 3 prêmios fora da competição oficial, também ganhou 2 Oscars incluindo o de melhor diretor. Hoje, há exatos 5 anos, eu estava em Cong na Irlanda, cidade que serviu para as filmagens deste filme, vivi ali um dos melhores dias da minha antiga vida até que uma semana depois ela foi completamente destruída fazendo com que eu nunca assistisse este filme. Uma espécie de comédia romântica com testosterona onde a competência do diretor consegue deslumbrar a gente como sempre. Wayne e O'Hara estão lindos demais e todo o elenco de apoio funciona. Interessante notar que o turismo na Irlanda só surgiu depois e por causa deste filme, já que muitos descendentes resolveram voltar para visitar o país depois de assisti-lo. Há uma estátua de bronze em Cong de John Wayne carregando no colo Maureen O'Hara e foi onde tomei o melhor café no país exatamente onde ficava o pub do filme, que hoje é uma espécie de restaurante para os turistas. Finalmente consegui assistir em uma espécie de ritual para exorcizar antigos demônios e adorei. Um dos grandes filmes do diretor.


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

A ESTRADA DA VIDA

Título Original: La Strada
Diretor: Federico Fellini
Ano: 1954
País de Origem: Itália
Duração: 107min

Sinopse: Gelsomina é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista e passa a acompanhá-lo em suas viagens como sua ajudante. A moça é amada e maltratada pelo homem bruto em uma relação conturbada, que reflete a sua própria vida.

Comentário: Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O que dizer deste filme do Fellini sendo Fellini? É o puro neorealismo italiano e achei melhor do que o Ladrões de Bicicletas do De Sica. Achei que os personagens foram tão bem trabalhados, de uma maneira tão profunda e realista que impressiona. Anthony Quinn esbanja talento e Giulietta Masina, como sempre, é uma força da natureza. O desfecho é arrebatador. O personagem do trapezista é extremamente chato, queria dar um murros na cara dele mais do que na do Anthony Quinn. Faz a gente ficar pensando dias depois sobre a natureza humana e sobre as condições que levam algumas pessoas a serem quem são.