quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

O SÉTIMO SELO

Título Original: Det Sjunde Inseglet
Diretor: Ingmar Bergman
Ano: 1957
País de Origem: Suécia
Duração: 97min

Sinopse: Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Comentário: Vencedor do Prêmio Especial do Juri no Festival de Cannes, empatado com o filme Canal. Tinha assistido quando moleque e sempre figurou entre meus preferidos, ensaiava de rever fazia anos, continua tão bom quanto me lembro, mas não é mais o meu preferido do diretor (Prefiro o Através de um Espelho). Acho que chega a ser um dos filmes mais pop do diretor, de fácil digestão, porém com todos os elementos de um Bergman. Gunnar Björnstrand está melhor que qualquer um no elenco como o escudeiro Jöns, rouba a cena toda hora que aparece. O que vale, como em quase todos os filmes do diretor, são os diálogos no meio de ações mundanas, o cenário da peste e dos momentos clássicos do jogo de xadrez com a Morte são mero detalhes. Achei a personagem da Bibi Andersson meio perdida no meio da história, mas passa. A cena da inquisição com a bruxa ainda é a minha preferida. Filme obrigatório!


Nenhum comentário:

Postar um comentário