sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A PRESA

Título Original: Shiiku
Diretor: Nagisa Ôshima
Ano: 1961
País de Origem: Japão
Duração: 105min

Sinopse: Em uma aldeia japonesa durante os dias finais da Segunda Guerra Mundial, um soldado americano negro é capturado pelos camponeses. Isso desencadeará os conflitos latentes naquela comunidade.

Comentário: Gosto muito dos filmes do Ôshima, tenho um grande respeito com o diretor (Noite e Neblina no Japão figura entre meus filmes favoritos), mas eu acho que neste ele errou a mão. Bem, não necessariamente errou a mão, mas o filme não é agradável de assistir, talvez seja este o objetivo, na verdade eu acredito que foi este o objetivo. O filme é sufocante, opressivo e claustrofóbico, porque tudo é caótico, tudo é jogado no ar de uma maneira que não estamos acostumados. A direção do Ôshima continua forte e maravilhosa, mas o filme em si não me agradou. O conflito entre a aldeia e o negro capturado ficou meio de lado e me parece não muito bem desenvolvido durante o filme. Os personagens são apresentados de maneira tão desordenada e complexa que é difícil nos identificarmos com eles. O filme não é ruim, que fique bem claro, apenas não me agradou por motivos puramente pessoais. Achei muito abaixo da média dos outros do diretor, me lembrou os primeiros trinta minutos de O Túmulo do Sol, só que em um filme inteiro, que não fica mais fácil de assistir com o tempo. Angustiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário