segunda-feira, 19 de maio de 2014

DUAS MULHERES

Título Original: La Ciociara
Diretor: Vittorio De Sica
Ano: 1960
País de Origem: Itália
Duração: 97min

Sinopse: O filme conta a história de Cesira, viúva dona de uma loja em Roma, e Rosseta, a filha adolescente dela que é muito devota do catolicismo. A história de passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a capital italiana estava sendo intensamente bombardeada pelos Aliados, razão pela qual Cesira decide abandonar a cidade e levar sua filha para Ciociara, sua montanhosa terra natal, localizada no centro da Itália.

Comentário: Foi o terceiro filme do Vittorio De Sica que eu assisti e descobri que não sou muito fã dos filmes dele. Não porque os filmes são ruins, longe disso, mas porque o realismo dele me incomoda. Os filmes são tão sombrios, tão sem esperança, que me deixam mal e triste. Com certeza esta é a intenção do diretor (então ele é muito foda no que faz).... Mas putz... É deprê demais! Apesar de ser um filme de 1960, ele estreou no exterior no ano seguinte, concorrendo assim a premiações em 1962, dando o Oscar de melhor atriz para Sophia Loren e ganhando também o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Destaque para o papel coadjuvante de Jean-Paul Belmondo! Outra coisa que me incomodou um pouco é a exaltação com o exército americano e a bestialização de um exército de marroquinos, que aparecem em certo ponto do filme, este detalhe me pareceu um preconceito mascarado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário