sexta-feira, 24 de abril de 2015

MAMÃE ROMA

Título Original: Mamma Roma
Diretor: Pier Paolo Pasolini
Ano: 1962
País de Origem: Itália
Duração: 106min

Sinopse: O filme marca a trajetória de Mamma Roma (Anna Magnani), uma ex-prostituta que vai atrás do filho abandonado por ela, Ettore (Ettore Garofalo), e que tenta uma vida nova junto com ele na capital italiana. Interpretada magnificamente pela atriz Anna Magnani, a personagem se vê em várias dificuldades sociais como a criminalidade que seu filho se envolve e a sua exploração pelo cafetão Carmine (Franco Citti).

Comentário: Pasolini escreveu o filme Noites de Cabíria, que tem uma certa semelhança com este aqui, mas na minha opinião (é só minha opinião, não fiquem irritados), este está infinitamente abaixo do Noites de Cabíria (que pra mim é um dos melhores filmes já feitos até hoje). Magnani está deslumbrante, algumas cenas são de encher os olhos, mas o filme é extremamente depressivo (lembra os filmes do De Sica que são de cortar os pulsos), te coloca lá embaixo mesmo. Só tem uma coisa que odeio mais do que os riquinhos filinhos de papai que tem tudo fácil na vida, são os pobres que vivem como se fossem ricos e filinhos de papai que tem tudo fácil na vida. Aqui mostra bem uma realidade atual onde todo mundo acha lindo ter corrente de ouro e um Iphone, mas a mãe rala pra caramba na faxina pra tentar dar tudo pro filho como se bens materiais resolvessem alguma coisa. É uma puta reflexão do puro capitalismo, pra colocar a mão na consciência sobre o que realmente importa na vida. Então, é um filmão, só esse gosto amargo na boca é que faz parecer que o filme não desce bem, mas foi esta a intenção. (PS: Traduzi o filme pra Mamãe Roma pela tradição em colocar os filmes traduzidos no blog, mas ele é conhecido pelo título Mamma Roma mesmo).


Um comentário:

  1. Eu tinha recomendado este filme, não sabia ela em tudo, mas agora eu ler este comentário, parece uma boa escolha. Na O negocio hbo , como vemos essa prática na vida de três mulheres que o utilizam para alcançar o sucesso

    ResponderExcluir